domingo, 4 de maio de 2008

Lautréamont

Isidore Ducasse (1846-1870)*

"Escutai-me pois, e não coreis, inesgotáveis caricaturas do belo que levais a sério o ridículo zurrar da vossa alma soberanamente desprezível. E que não compreendeis, por que motivo o criador num raro momento de excelente paródia, que decerto não ultrapassa as leis gerais do grotesco, se deu um dia ao mirífico prazer de fazer habitar um planeta por seres singulares e microscópicos chamados humanos."

*pensar que com vinte e poucos anos este rapaz já tinha todos estes horrores na cabeça, e a escrever coisas como "estou sujo, roído de piolhos, os porcos quando olham para mim vomitam" com esse ar todo janota. O fim da adolescência é lixado...

1 comentário:

Dona Betã disse...

"Uma ruína humana completa", como o consideraram na época da publicação dos "Os Cantos de Maldoror".
Comprei o livro mas ainda não lhe peguei. Inspira-me algum inexplicável temor.

Beijo.

Este Lady Bird vai para a minha lista branca :)))